Fábio Souza

Fábio Souza

THALENTO FM 97,9 Mhz

RÁDIO THALENTO FM 88,7 - AO VIVO

TV FS

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Servidor Municipal de Rio Azul é demitido

A demissão do servidor municipal, Edson Paulo Klemba, ocupante do cargo de Oficial Administrativo na prefeitura de Rio Azul, foi o principal assunto comentado pelos vereadores durante a Palavra Livre na sessão da Câmara de segunda-feira, 15. 

A saída de Klemba do quadro de servidores municipais foi oficializada, por meio do decreto 063/2014 assinado no dia 12 de setembro e publicado na edição do dia 17 de setembro, do Diário Oficial de Rio Azul. 

Jane Skalicz Solda (PSDB) disse que a decisão tomada pelo executivo não foi uma surpresa. “Pois perseguidores como são, fazer isso é com eles mesmos. Isso ficou mais que provado, que gostam de fazer perseguição. Pergunto ao senhor prefeito: Já que despediu um servidor público, está na hora de atender aos pedidos, principalmente, os que eu fiz, pedindo o número e o nome de todos os cargos comissionados, assim como valores de seus salários. Porque só se fala dos adversários? Porque não daqueles que estão ao seu lado? Cadê a transparência? E porque atrapalhar o nosso trabalho aqui na Câmara?”, questionou Jane. 

A vereadora prosseguiu sua explanação dizendo que a população tem solicitado melhorias nas estradas rurais do município. “Agora meu espanto foi saber que em um ano, o senhor ficou estudando, que leu mais de 5.800 páginas do processo e mais páginas do relatório da comissão. Só tenho a dizer o seguinte, o povo elegeu um administrador e quer que faça jus ao seu salário. Tenho ouvido muitas críticas e reclamações a respeito das estradas de nosso município, pelas péssimas condições que se encontram, assim como eu mesmo pude ver”, indagou. 

Sobre as críticas recebidas pela administração anterior da prefeitura quanto à situação de algumas máquinas adquiridas, a vereadora disse que na época elas funcionavam e havia peças no mercado para realizar sua manutenção. Jane também pediu explicações em relação ao local em que estariam um trator de esteira e uma retroescavadeira, que fazem parte da frota do Pátio de Máquinas da prefeitura. 

“Porque na administração passada se trabalhava muito, não se perseguia ninguém, obras aconteciam e não tinham absurdos como é hoje. Ano passado aprovamos uma operação de crédito para aquisição de máquinas e veículos, ou melhor, um empréstimo, capacidade de endividamento para o município, mas foi adquirido. Apesar de trabalho, pouco se vê”, finalizou Jane.

Vereador rebate acusações

O vereador Edson Paulo Klemba preferiu não entrar em detalhes sobre sua demissão do quadro de servidores municipais. “Obrigado pelas palavras dona Jane. Tenho minha consciência tranquila. Daqui uns dias teremos novidades. [...]De mim você pode falar quando tiver argumentos, até não vale a pena comentar a respeito, daqui alguns dias teremos novidades”, resumiu Klemba. 

Durante sua participação na Palavra Livre, o vereador comentou sobre uma área que foi doada pelo município ao seu pai. Klemba apresentou uma cópia da lei 074/1998, que autorizou a destinação de um imóvel com 2.360 metros quadrados na esquina das ruas Felipe Burad e Bronislaw Wronski. 

“Aonde que tem mais um pedaço que ele [se referindo ao seu pai] adquiriu. Auto posto também ganhou a mesma área e adquiriu o mesmo pedaço e pelo mesmo preço. O senhor se enganou seu prefeito. Esse terreno é na rua Bronislaw Wronski com a Felipe Burad. Não é na Avenida Manoel Ribas, nem na localidade de Cerro Azul, que minha família nunca criou terra”, argumentou. 

“Depois é o Edson que comete atos ilícitos. Até hoje não provaram nada. Tenho certeza que eu coloco a mão no meu travesseiro muito tranquilo, muito tranquilo. Daqui uns dias teremos muitas novidades no município de Rio Azul”, afirmou Klemba, na sequência de sua explanação. 

O vereador também questionou a justificativa apresentada pelo executivo, em um projeto de lei, que foi encaminhado para apreciação na Câmara, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar de até R$ 2,2 milhões. Klemba chegou a ler um trecho da justificativa. Ela mencionava que o município “passou recentemente por situações de emergência em função das fortes precipitações ocorridas”. “Justificativa infundada para aprovar certos créditos. Crédito no gabinete do prefeito. Que precipitação ocorreu no gabinete será?”, indagou. 

Klemba também rebateu as críticas de que não teria interesse de aprovar um projeto de lei para aquisição de dois terrenos, sendo uma para construção da nova escola Vanda Hessel e outra para edificação da escola da Invernada. O parlamentar disse que votou favorável ao projeto. Sua única ressalva, segundo justificou, era para que fosse consignado o mapa e o memorial descritivo dos terrenos que seriam adquiridos pela administração municipal.

IDEB

O vereador ainda utilizou os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que foram divulgados recentemente para questionar a situação do setor de educação do município. Em Rio Azul, o IDEB caiu de 5,2, em 2011, para 4,9, em 2013, que tinha projeção de 5,5 pontos. É o município da região que ficou mais distante da meta. Interfere neste resultado o fato de que apenas a Escola Municipal Vanda Hessel divulgou o índice. As outras duas escolas municipais apresentam apenas o resultado de 2009.

 “Os professores não tem culpa. Nós, na nossa região, estamos em décimo lugar, onde tem 11 municípios. Conforme fontes que nós temos, no estado estamos com 3,8 de índice. Onde é que está a educação de excelência?”, questionou.

Foto arquivo najua


Fonte: Najua/Rodrigo Zub



Nenhum comentário: