![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixxr8BGVYNzRD9Yy8e5m_w1tNzX16xzawwffvelL3Ik7JNba1sHKd9Shlh_QLdsirX-Yr3EDt9KzqWhxAksOvMWwm_oPZIQjItOaYG6H0Z83KkNfyK3aM22SEHNDUQUUBRoNF7UhSSvN8/s1600/14009673110.85858900.jpg)
O cancelamento ocorreu conforme pedido do juiz de direito da Comarca de Rebouças, James Byron W. Bordignon, após a constatação de que o Corpo de Bombeiros não havia liberado o parque por apresentar risco aos frequentadores devido a não apresentação do projeto de prevenção de incêndio, entre outros itens necessários para realização de um evento desse porte.
Pedroso, segundo secretário do CTG Cavalo Preto, um dos organizadores do rodeio, disse à Najuá que as atividades campeiras ocorreram normalmente na sexta-feira, 23, com a tradição prova da “Vaca Gorda”. Somente no sábado, 24, por volta das 12 h, uma liminar impediu o prosseguimento do evento, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento a determinação judicial, além de outras medidas necessárias incluindo requisição policial e prisão por desobediência com responsabilização criminal.
Pedroso afirma que o prejuízo do CTG Cavalo Preto com a não realização do rodeio chega próximo de R$ 40 mil. “Estamos aborrecidos de acontecer uma coisa dessas. Fico até emocionado de ter que dar uma explicação do que aconteceu. Nós apresentamos toda a documentação que eles pediram. Nós corremos atrás e fizemos tudo que pediram para nós, mas na quinta-feira, 22, eles [bombeiros] vieram aqui fizeram a vistoria oficial e indeferiram o parque de rodeios”, comentou Pedroso.
Segundo ele, os organizadores do evento achavam que o CTG estava liberando para realização do evento, pois nenhuma notificação havia sido feita pelo Corpo de Bombeiros recentemente. Pedroso também relata que há pouco tempo foram instalados extintores de incêndio no parque. “A decepção é muito grande. Porque as coisas que eles pediram tinham que ser anunciadas antes com antecedência de quatro meses para providenciarmos. Entendemos que estava tudo certo”, justifica.
O tradicional baile do rodeio que está marcado para ocorrer neste sábado, 24, a partir das 23 h, no Centro de Eventos Martins será realizado normalmente apesar do cancelamento das provas campeiras. “O baile não vai interferir de nada. Estamos vendendo ingresso nos lugares de costume. Peço ao povo de Rio Azul, Irati, Rebouças, que prestigiem nosso baile, para que possamos arcar com pelo menos metade dessa dívida”, indica Pedroso.
Vários CTGS dos municípios que pertencem a 6ª região do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), como São João do Triunfo, Mallet, São Mateus do Sul, Antonio Olinto, Irati, Rebouças, Ivaí, Ponta Grossa, Paula Freitas, entre outros participariam das provas campeiras do rodeio de Rio Azul. Assim que foi divulgado o cancelamento das atividades vários patrões de CTGS e visitantes deixaram o parque e lamentaram o fato ocorrido.
Fonte: Rodrigo Zub
Nenhum comentário:
Postar um comentário