PAPEL
Reciclável: papéis de escritório; papelão; caixas; jornais; revistas; livros; cadernos; papel cartão; cartolina e embalagens longa vida.
Lixo comum: papel carbono; celofane; papel vegetal; termofax; papel encerado ou plastificado; papel higiênico; lenços de papel; guardanapos; fotografias; fitas ou etiquetas adesivas.
PLÁSTICO
Reciclável: sacos; embalagens de produtos de limpeza; PET (garrafa de refrigerante, por exemplo); canos; tubos; plásticos em geral e isopor.
Lixo comum: radiografias e embalagens plásticas metalizadas (como pacotes de salgadinho, por exemplo).
VIDRO
Reciclável: garrafas de bebida; frascos; potes de produtos alimentícios e copos.
Lixo comum: espelhos; cristais; vidros de janelas e de automóveis.
METAIS
Reciclável: latas de alumínio (por exemplo as de refrigerante e cerveja); latas de produtos alimentícios; tampas de garrafa; embalagens metálicas de congelados; canos e folhas de flandres.
Lixo comum: clipes de papel; grampos; esponjas de aço; tachinhas e pregos.
OUTROS MATERIAIS
Lâmpadas: tanto as fluorescentes quanto as incandescentes devem ser levadas para as cooperativas da Vila Nova, onde há um compartimento específico para este material, de modo a evitar quaisquer contaminações devido às substâncias presentes nestes produtos.
Pilhas e baterias: como as lâmpadas, estes materiais podem ser entregues nas cooperativas da Vila Nova, onde ficam em espaço isolado de modo a evitar contaminação pelas substâncias que possuem.
Lixo eletrônico: também deve ser entregue nas cooperativas onde existe espaço próprio para o acondicionamento deste material.
Roupas e calçados: roupas, sapatos, materiais de couro e similares, travesseiros, espuma, colchões, bichos de pelúcia e carpete não devem ser dispostos com o material reciclável, devendo ser levados para as cooperativas. Vale lembrar que roupas e eletrodomésticos ainda em condições de uso podem ser doados para instituições.
Óleos vegetais, gordura animal e banha: podem ser guardados em garrafas PET e entregues na Associação dos Produtores de Sabão na Igreja de Engenheiro Gutierrez, ou nas cooperativas de recicláveis, no bairro Vila Nova.
(Fábio Souza)
Na segunda - feira estive na agencia do trabalhador de Irati, onde pude observar que a separação já começou a ser realizada naquele local, inclusive há estes recipientes onde são separados por cores, onde as pessoas pode separar o lixo, pratico e fácil, e que poderia servir de exemplo para demais repartições publicas, e ate mesmo em nossas casas.
Foto: Fábio Souza - agencia do trabalhador de Irati
Fonte: Informe publicitário da Prefeitura de Irati
Nenhum comentário:
Postar um comentário